Podemos nós ainda aprender com os puritanos, mesmo tendo eles vividos alguns séculos depois de nós. Temos aqui 15 fatores, dos demais existentes, em que podemos aprender com os puritanos. (Obs.: As citações abaixo são todas dos puritanos).
1. 1. Os puritanos te ensinarão a moldar sua vida pelas Escrituras.
“Nós sempre deveríamos colocar a Palavra de Deus diante de nós como um guia, e acreditar em nada além do que ela ensina, amar nada além do que que ela prescreve, odiar nada além do que ela proíbe, e fazer nada além do que ela ordena”. (Henry Smith)“As Escrituras nos ensinam a melhor forma de viver, a forma mais nobre de sofrer, e a forma mais confortável de morrer”. (John Flavel)
2. 2. Os puritanos te ensinarão a orar sem cessar.
“Você pode fazer mais do que orar, depois de haver orado; porém, não pode fazer mais do que orar, enquanto não tiver orado”. (John Bunyan)
“Ore frequentemente, porque a oração é o escudo da alma, um sacrifício a Deus e um açoite para Satanás”. (John Bunyan)
“Mergulhe em sua própria alma; antecipe e previna seu próprio coração. Visite frequentemente o seu coração com promessas, ameaças, misericórdias, julgamentos e mandamentos. Deixe que a meditação examine o seu coração. Leve o seu coração para diante de Deus”. (William Fenner)
“O povo de Deus é como o sinos; quanto mais forte lhes baterem, melhor será o som”. (John Bunyan)
“Deus tem apenas um Filho sem pecado, mas nenhum sem aflição”. (disse um puritano)
“Lembre-se que orgulho é a pior víbora do coração, o grande distúrbio da paz da alma e da doce comunhão com Cristo: foi o primeiro pecado e se encontra bem baixo na fundação da obra de Satanás, sendo muito dificilmente arrancado fora, pois é o mais escondido, secreto e arruinador de todas as luxúrias, inserindo insensibilidade no meio da religião e até mesmo sob a desculpa de humildade”. (Jonathan Edwards)
“Ó Deus Trino, grave a eternidade em meus olhos, minha consciência, minha alma, minhas mãos e pés, meus cultos domésticos e público, sim, todo o meu ser e ministério (...). Ajuda-me a viver sempre à beira da eternidade – com pés calçados, costas cingidas e cajado pronto – preparado para encontrar o Deus vivo a cada dia”. (Jonathan Edwards)
7. 7. Os puritanos te ensinarão a casar a doutrina com a prática
“Teologia é a doutrina ou ensino de viver para Deus”. (William Ames)
“Ele (o pregador) não deve parar na doutrina geral [...], e sim trazê-la para casa para o uso especial, através da aplicação aos seus ouvintes”. (Diretório de Culto de Westminster)
8. 8. Os puritanos te ensinarão a cultivar a piedade
“Se você pretende ampliar sua religião, faça-o por ampliar as devoções ordinárias e não as extraordinárias”. (Jeremy Taylor)
9. 9. Os puritanos te ensinarão a pregar experiencialmente
“A pregação não deve, portanto, ser morta, mas viva e eficaz, para que um incrédulo, chegando à congregação de crentes, seja atingido e como que transpassado pelo ouvir da Palavra a fim de que dê glória a Deus”. (William Ames)
1110. Os puritanos te ensinarão a pregar com foco em Cristo
“O coração de toda pregação é pregar Cristo, através de Cristo, para glória de Cristo”. (William Perkins)
“Cristo é a soma de toda Bíblia, profetizado, simbolizado, prognosticado, exibido, demostrado, encontrado em todas as páginas, e quase todas as linhas, com as Escrituras sendo praticamente as faixas que envolviam o menino Jesus”. (Thomas Adams)
11 11. Os puritanos te ensinarão a valorizar a catequização e o culto familiar
“Algumas pessoas, que tem sido por tanto tempo ouvintes infrutíferos, têm obtido mais conhecimento e remorso de consciência em meia hora de uma conversa privada que em dez anos de pregação pública”. (Richard Baxter)
O pai que não lidera sua família nos caminhos do Senhor, por meio do culto familiar, ele “mantém um lar de amigos, um seminário para o Diabo, um berçário do inferno e um reino de morte”. (William Whately).
12. Os puritanos te ensinarão uma abordagem bíblica e encantadora da adoração
“A adoração abrange todo aquele respeito que o homem deve e confere a seu Criador (...) É o tributo que pagamos ao Rei dos reis, o meio pelo qual reconhecemos sua soberania e nossa dependência dele”. (George Swinnock)
13. Os puritanos te ensinarão a bênção da guarda do Dia do Senhor
“O dia de descanso é uma sagrada e divina instituição; mas devemos recebê-lo e adotá-lo como um privilégio e um benefício, e não como uma tarefa ou uma carga enfadonha. Primeiro, Deus nunca planejou que o dia de descanso fosse uma imposição para nós, por isso não devemos transformá-lo em uma imposição (...). Segundo, Deus planejou-o para que fosse uma vantagem para nós, por isso devemos recebê-lo e aprimorá-lo. Ele teve consideração por nossos corpos, nessa instituição, para que possamos descansar. Ele teve muito mais consideração por nossas almas. Ele foi instituído como o dia de descanso somente para ser um dia de atividade santa, um dia de comunhão com Deus, um dia de louvor e ação de graças; assim, o descanso, depois das atividades seculares, é uma necessidade, a fim de podermos nos dedicar ao louvor e à ação de graça, passando todo o tempo nessas atividades, pública e particularmente (...) Vê-se aqui quão bom é o Senhor a quem servimos, porquanto a ele pertencem todas essas instituições que visam ao nosso benefício”. (Matthew Henry)
14. Os puritanos te ensinarão a excelência da vida conjugal
“Não existe nenhuma sociedade mais íntima, mais completa, mais necessária, mais amável, mais prazerosa, mais contínua do que a sociedade de um homem e uma mulher, a principal raiz, fonte e origem de todas as sociedades”. (Thomas Gataker)
“Não existe na terra uma fonte de conforto semelhante ao casamento”. (Thomas Adams)
15. Os puritanos te ensinarão a trabalhar visando a glória de Deus e o serviço ao próximo
“Alguns homens talvez dirão: ‘Não devemos trabalhar em nossa vocação para sustentar nossa família?’ Eu respondo: isso tem de ser feito, mas esse não é o objetivo e o escopo de nossa vida. O verdadeiro objetivo de nossa vida é servir a Deus, em servir ao homem; e, como recompensa desse servir, Deus envia sua bênção sobre os trabalhos dos homens, permitindo que eles a recebam por seus labores”. (Willian Perkins)
By: Kennedy Bunga
FONTES CONSULTADAS:
- Diretório de Culto de
Westminster. SP: Os Puritanos.
- J. I. Packer, Entre os
Gigantes de Deus: uma visão puritana da vida cristã . SP: Fiel, 2016
- Joel Beeke, Aprenda com os
Puritanos (I) e (II). In Thomas Ascol, Amado Timóteo: coletânea de cartas ao
pastor. SP: Fiel, 2005.
- Joel Beeke; Mark Jones, Teologia Puritana:
doutrina para vida. SP: Vida Nova, 2016.
- Joel Beeke, A Pregação
Reformada: proclamando a Palavra de Deus do coração do pregador para o coração
do povo de Deus. SP: Fiel, 2019.
- Jonathan
Edwards, Diretrizes
de como conduzir-se a si mesmo na Caminhada Cristã.
- Leland Riken,
Santos no Mundo: os puritanos como realmente eram. SP:
Fiel, 1992.

Muito bom! Simples e objetivo. Como os Puritanos gostariam que fosse! Abraço amigo!
ResponderExcluirExcelente,Keneddy! :)
ResponderExcluir