Como eu amo essa expressão! E é pela seguinte razão: ensina o porquê da existência de todas as coisas. Expressa a finalidade suprema e inevitável de todas as coisas. (ler 1 Co 10:31; Rm 11:36)
Do latim "Soli Deo Gloria", significa "Somente a Deus seja a glória". Ela é o quinto brado da reforma protestante do séc. XVI, contra as doutrinas da Igreja Católica Romana, e ela resume a razão da reforma e dos outros quatro brados.
Com esse brado, pretende-se afirmar que: Na obra da salvação, só um recebi a glória, o mérito, o louvor. E esse é Deus.
A salvação é uma obra de resgate, da qual o agente da salvação recebi a glória, a honra, os aplausos. E se ele foi o único agente é mais que justo ser o único a receber a glória pela salvação. E aqui está a essência do brado. Ninguém mais pode ser glorificado na salvação, a não ser o agente ativo, e esse é Deus, somente Ele.
O brado protesta contra o seguinte: O homem contribui com algo para ser salvo. Que ele é um dos elementos importantes da salvação e que sem a ação dele, Deus por Si só não o poderá salvar. Isto é uma mentira, ignorando o real estado do homem debaixo do pecado, que é de morte, cegueira, inabilidade espiritual para com Deus, ou seja, incapaz de fazer algo para ser salvo. “... Quem poderá pois salvar-se? E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível” (Mt 19:25-26; ler ainda Rm 3:10-20; Ef 2:1-3).
Portanto Deus é o único e suficiente agente da salvação, como podemos ver nos seguintes textos: "estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele (...)" (Ef 2:5-6); “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2:8-9; ler ainda Tt 3:4-7).
Se Deus é o único que pode ser glorificado pela salvação, isso implica que o homem não contribuiu em nada:
"Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; para que, como está escrito: Aquele que se gloria, GLORIE-SE NO SENHOR" (I Co 1:30-31, ênfase minha)
"Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e GLÓRIA, e ações de graças" (Ap 5:12, ênfase minha).
"Por amor de mim, por amor de mim, o farei, porque como seria profanado o meu nome? E a MINHA GLÓRIA não a darei a outrem." (Is 48:11, maiúscula minha)
Por isso, Soli Deo Gloria.
E como resultado de Soli Deo Gloria:
1) A vida do salvo como um todo deve glorificar a Deus, assim como toda criação sempre o faz - "Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (1 Co 6:20)
2) Viver em comunidade, fazer uma outra coisa qualquer deve ser para glorificar o nome de Deus - "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus." (1 Co 10:31)
3) A oração deve ser constante e mediada por Jesus - "E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.” (Jo 14:13)
4) Humildade é e deve ser parte essencial do carácter do cristão, pois Cristo é a nossa salvação para que nós nos gloriemos n‘Ele e não em nós (ler 1 Co 1:29-31) -"Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade." (Sl 115:1). Por isso bradamos SOLI DEO GLORIA.
Por: Henrique Ntalulu - membro da Igreja Presbiteriana de Angola; técnico médio em Desenho de Projecto - Construção Civil Designer; responsável de marketing (estagiário) da Sociedade Bíblica de Angola.
RECOMENDAÇÕES DE LEITURA:
1- PIPER, John. Plena Satisfação em Deus: Deus Glorificado e a Alma Satisfeita. SP: Fiel, 2009.
2- BARRETT, Matthew; VANDRUNEN, David. Glória somente a Deus. SP: Cultura Cristã, 2018.

Nenhum comentário:
Postar um comentário