"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimentais qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Rm 12:2, ARA).
Nota-se claramente que o presente século está cheio de pecado. Todos os dias nos deparamos com algum mal ou pecado, e não só isso, vivemos num mundo em que temos que lidar com crentes e não crentes, e estamos sujeitos às influências que nos podem levar a glorificar a Deus ou a pecar contra Ele. Depois de pedir aos santos de Roma que apresentassem seus corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o culto racional (v.1), Paulo segue instruindo aos santos, para que não se conformassem com "este século ". Como assim? O que Paulo quis dizer?
Ao escrever "este século", Paulo referia-se ao mundo como sendo o mal e os pecados que corrompem o mundo, e não ao mundo como a criação de Deus. Os crentes são chamados a não amarem esse mundo, seus prazeres e desejos pecaminosos. Muitas vezes temos feito o contrário, temos nos conformado com o mundo, temos sido omissos em não repreender práticas pecaminosas, alguns chegam a apoiar essas mesmas práticas. Em nossas famílias, amizades e até em igrejas tem pessoas levando uma vida mundana e ficamos alheios a isso, e muitos outros apoiam.
O ser humano é imitador por natureza. Ao invés de imitar a Cristo, alguns crentes estão imitando o mundo e estão se deixando levar pelo mundo e seus prazeres, desejando mais os prazeres terrenos e finitos do que a Jesus, que é a vida e gozo eterno. A Bíblia nos adverte a não amarmos o mundo, nem as coisas que nele há (1Jo 2:15). O amor ao mundo nos separa de Deus: "Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tg 4:4).
Não devemos nos conformar com este mundo, nem com nada que há nele ou que nos possa oferecer. O pecado deste mundo não vem de Deus: "Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre" (1Jo 2:17). Vamos buscar a Deus, vamos abandonar o mundo todos os dias e correr para Deus, imitar a Cristo, o Filho de Deus. A quem você está imitando?
Que Deus nos abençoe!
(Alber Pacavira)

Nenhum comentário:
Postar um comentário