Seguidores

quinta-feira, 23 de julho de 2020

SUBMISSÃO: LOUVOR E GLÓRIA A DEUS

Nos dias de hoje quando falamos de casamento, certamente a submissão é um dos subtemas deste assunto de suma importância para a nossa vida. Muito se tem dito e escrito a respeito, mas pouco se faz sentir a submissão no sentido que esta deve ser.
Num século em que se romantizou o divórcio e se deturpou os ideais de igualdade dos gêneros, do movimento feminista, a emancipação da mulher, o empoderamento feminino e da independência feminina, onde as mulheres têm assumido cada vez mais, lideranças nas mais variadas áreas profissionais, sociais e até mesmo nos lares, a insubmissão de muitas mulheres, até mesmo membros de igrejas, tem causado muitas dúvidas aos santos que desejam contrair o matrimônio.
A submissão tem sido compreendida de forma muito errônea por muitos. Muitos homens fazem dela uma ditadura para com suas mulheres. Esposos há que para poderem ter "autoridade" sobre as esposas fazem o uso do famoso texto de Efésios 5:22-23 para de forma obrigatório e autoritária subjugarem-nas. Algumas mulheres vêm a submissão como um fardo pesado demais e injusto. Outras ainda vêm a submissão como um castigo pelo pecado de Eva. Bem isso não é assim, Deus não ordenou a submissão para ser uma tirania dos maridos para com as suas mulheres, nem tão pouco que fosse um fardo ou castigo para as mulheres.
Ser submissa é sujeitar-se a autoridade, a liderança do pai quando solteira, e do esposo quando casada. Dentre várias questões que podem ser tratadas a respeito da submissão, vou apenas falar das seguintes: 1) Por que ser submissa? 2) Para que ser submissa? 3) Qual o objetivo da submissão? Essas e outras perguntas podem ser feitas para que possamos compreender melhor o tema em questão. No entanto, aqui, abordarei apenas dessas três perguntas:
1- Porquê ser submissa?
a) Por que assim convém às mulheres que temem ao Senhor (Cl 3:18). É uma ordenança do Senhor para com a mulher, é um mandamento do Senhor para com as mulheres.
b) É mais uma virtude, característica ou qualidade de uma serva do Senhor (1Pe 3:5). Dentre os vários atributos que a mulher deve ter este é um atributo essencial. Todo homem quer uma mulher fiel, obediente e que de fato lhe seja auxiliadora.
c) Sendo submissa ao esposo, é como se estivesse sendo submissa ao Senhor (Ef 5:22).
d) Porque por meio da submissão a mulher pode ganhar o homem para Deus se este não é convertido (1Pe 3:1-2). Um homem descrente pode ser ganho a Cristo pela mansidão e piedade de sua esposa.
e) Porque vale mais que a beleza exterior e é de grande valor para Deus (1Pe 3:3-5). Não que seja errado ou pecado ser ou estar bonita, ou mesmo se arrumar. Mas a beleza real vem do interior da alma.
2- Para que ser submissa?
a) Para que ninguém fale mal da mensagem de Deus (Tt 2:5). Uma esposa não submissa leva o esposo ou muitas outras pessoas a falarem mal e a questionarem a mensagem de Deus.
3- Qual o objetivo da submissão?
O objetivo final da submissão é louvar a Deus e glorificá-lo (1Co 10:31), e assim, levar ao esposo a louvar a Deus, pós esse é o fim principal do homem: louvar a Deus e glorificá-lo para todo sempre. Deus quer ser louvado através de um espírito manso, submisso e piedoso.
Portanto, a submissão não deve ser vista como um fardo pesado, antes deve ser um motivo de louvar e glorificar a Deus. Também não deve ser algo forçado, tem de ser espontâneo, feito com amor e singeleza de coração. Como já disse acima, Deus quer ser louvado e glorificado através da sua submissão. Submissão é um louvor a Deus, ser submissa é servir ao Senhor.
Amadas irmãs que já desfrutam do casamento e aquelas santas que almejam casar, observem isto, pois a submissão vale mais que a beleza exterior e os enfeites. Aos santos peço que não façam da submissão um poder para tirania dentro do lar, antes cuidem de sua esposa, noiva ou pretendente como Cristo faz com a Igreja (Ef 5:25).
(Alber Pacavira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário