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quinta-feira, 23 de julho de 2020

GRAÇA IRRESISTÍVEL


O vasto universo foi criado por um Deus Soberano, que tudo faz segundo o conselho da sua vontade (Ef 1:11). O homem após a sua queda no Éden, tornou-se morto espiritualmente (Gn 3:24) e totalmente depravado. A morte espiritual que o pecado submeteu ao homem após a queda, colocou-lhe em uma posição adversa à vontade de Deus (Gn 6:5). Fê-lo indisponível para amar, obedecer e agradar a Deus.
A graça irresistível é o quarto ponto do chamado “CALVINISMO” (Doutrina da Graça). O facto do homem tornar-se adverso a Deus por causa do pecado, ele jamais poderia ser salvo se dependesse da sua escolha, como alguns ousam chamar de “Livre Arbítrio”, pelo facto de ter uma vontade escravizada pelo pecado (Jo 8:34). Deus, segundo o seu beneplácito, aprouve a ele, eleger alguns homens para a salvação, antes da fundação do mundo (Ef 1:4), e a estes somente, ele trata de os chamar de forma eficaz através da pregação do Evangelho (Rm 10:14). A isto é cognominado de GRAÇA IRRESISTÍVEL. “Entretanto, afirmar a doutrina da graça eficaz ou da graça irresistível… não quer dizer, com isso, que os eleitos de Deus não opõem alguma resistência à graça salvadora; nem que sejam convertidos a força… o que a doutrina afirma é que a ação do Espirito Santo, não poderá ser eficazmente resistida [pelo eleito]… O Espirito Santo agirá de tal modo, sem violar a vontade humana, restaurará suas faculdades espirituais corrompidas com a queda…” (Paulo Anglada). Ainda sobre o assunto, John Piper observa: “Mais especificamente, graça irresistível refere-se à obra soberana de Deus de sobrepujar toda rebelião do nosso coração e trazer-nos a fé em Cristo Jesus para que possamos ser salvos.”
Essa intervenção de Deus não somente é importante, como também é fundamental para a salvação do eleito, pelo fato de todo homem ser desprovido de qualquer capacidade espiritual e disposição de vir a Deus por esforço ou iniciativa própria (Jo 15:5), salvo se o SENHOR operar o milagre de ressuscitar tal pecador-eleito e, trazê-lo a fé em Cristo, porque “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer…” (Jo 6:44). “Ele te criou sem você, e vai te salvar sem você” (Agostinho de Hipona). Isto é uma benevolência incondicional da parte de Deus, para com aqueles que Ele mesmo conheceu, amou, e tem chamado com uma santa vocação (2 Tm 1:9). “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogénito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou” (Rm 8:29-30).
Apesar do eleito ser escolhido por Deus, não há outra maneira pelo qual ele possa ser chamado para o gozo dessa eleição senão pela vocação do Evangelho, tal como já observamos acima. Contudo, é tão certo que todos quantos o Senhor elegeu para esta salvação cederão a essa graça. Nenhum deles se arrependerá de ter sido alcançado, nem tão pouco sufocados por obedecerem a fé, e como o Senhor ordenou, sucederá - “Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás?” (Is 14:27). “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido” (Jó 42:2). “…quem tem resistido à sua vontade?” (Rm 9:19). E a resposta a essa pergunta é: ninguém.

Por: Manuel Lema – membro da Igreja Presbiteriana de Angola; bacharelando em Comunicação Social na Universidade Agostinho Neto.
RECOMENDAÇÃO DE LEITURA SOBRE O ASSUNTO:
1- ANGLADA, Paulo. Calvinismo: As Antigas Doutrina da Graça. Ananindeua: Knox Publicações, 2015.
2- SPURGEON, Charles H. Exposição das Doutrinas da Graça. Disponível em:<http://www.projetospurgeon.com.br/wpcontent/uploads/2012/04/doutrinas_da_graca_spugeon.pdf>

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