Seguidores

quinta-feira, 23 de julho de 2020

O SENHOR É O MEU PASTOR

“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.” (Salmos 23.1)

Não é sem razão que o Salmo 23 é um dos Salmos mais amado pelo povo de Deus. Pois ela trata do cuidado do Senhor para com seu povo. É maravilhosa a afirmação apresentada nesse verso. Poderíamos dizer que o verso 1 desse Salmo resumo os restantes versos da mesma. Pois, nos restantes dos versos somos ensinados que o Senhor é o Pastor que está conosco: 1) nos dias normais (v.2-3) e 2) nos dias difíceis (v.4-5). A expressão “O Senhor é o meu pastor” apresenta “aquele que está me pastoreando, enfatizando sua atividade constante”.
A declaração “O Senhor é o meu pastor” leva necessariamente a afirmação “nada me faltará”. O ensino do texto é que o Senhor não nos deixará faltar nada que nos é necessário à vida. E isso deve ser entendido em todas as áreas do nosso viver. Devido à má aplicação desse texto faz-se necessário dizer que o texto não está dizendo que nada, absolutamente nada, que desejamos nos faltará. Pelo contrário, ela apresenta uma garantia de que o Senhor que é o nosso Pastor se encarregará em cuidar de nós em todas as coisas necessárias à vida. A declaração do texto é que sempre teremos do Senhor aquilo que ele acha necessário e suficiente em cada momento de nosso viver. O Senhor Jesus nos ensina isso ao tratar do cuidado providencial de Deus em Mt 6.25-34. Ali o Senhor diz que “vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas.” Portanto, nas palavras do saudoso R. C. Sproul, “Deus supri as necessidades, mas nem sempre os caprichos.”
Essa verdade certamente não deve estimular à ociosidade. A ordem das Escrituras permanece: “No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra” (Gn 2.19). Devemos Orar e Labutar; usar a boca para orar e as mãos para trabalhar. E certamente Deus abençoará as obras de nossas mãos na proporção de sua graça para com cada um de nós. Entretanto, essa é a promessa que temos d’Ele - Ele cuida de nós.
Confie em Deus que é o seu Pastor. Ele tem cuidado de você. Espere contra a esperança; olhe em Deus e não nas circunstâncias. Estou mais do que convicto que “um dia, veremos que nada - literalmente nada - que poderia ter aumentado a nossa felicidade eterna nos foi negado e que nada - literalmente nada - que poderia ter reduzido essa felicidade foi deixado conosco" (J. I. Packer).
Deus o abençoe!
(Kennedy Bunga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário