Seguidores

quinta-feira, 23 de julho de 2020

A CONFIANÇA DO CRENTE.

"Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia." (2 Timóteo 1:12)


Os exemplos de vida e obra de todos os personagens bíblicos são sempre inspiradoras, impactante e confortadoras. A vida e obra de Paulo não é uma exceção. É incrível ver como Paulo seguiu firme e alegre diante das dificuldades que ele passou por causa do evangelho, isto é, ele sempre teve confiança em Deus e não em si mesmo ou em outros seres.
É isso que ele nos fala na metade deste versículo - "porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia". Paulo sabia em quem ele cria, conhecia o "objeto "de sua fé. Diante de aflições ele não se desesperava porque sabia em quem havia crido: Jesus o Filho de Deus, em quem Deus o salvou e chamou para ser pregador (vs. 9,11). A confiança de Paulo estava no que ele conhecia de Deus. Ele sabia que Deus é o único Deus vivo, o todo poderoso, aquele que nada O resiste, aquele que faz todos os meios cooperarem para o bem daqueles que o amam (Rm 8:28).
Paulo mostra-nos que tem plena confiança em Deus, que o guardará, protegerá e lhe dará o galardão da vitória. Ele não confiou nos seus muitos conhecimentos e não se exaltou nos seus feitos. Pelo contrário, ele confiou em Deus, confiou no poder de Deus, pois sabia bem que o sofrimento traz perseverança, e ele se alegrava com isso (Rm 5:3). Sua confiança em Deus também se baseava no fato de que Deus é fiel a si mesmo, e ainda que Paulo fosse infiel, Deus continuaria sendo fiel, pois não pode negar-se a si mesmo (2Tm 2:13; Dt 32:4; 2Co 1:18).
A confiança do crente está em Deus, está em conhecer o Deus vivo, o único Deus verdadeiro, e saber que ninguém é poderoso como Deus, que é fiel e a sua fidelidade que dura de geração em geração ( cf. Jo 17:3; Sl 89:8 Dt 32:4; Sl 100:5). Quem conhece a Deus e crê nEle, sabe o quão grande e infinito é seu poder e seu amor, sabe que ele é refúgio, fortaleza e abrigo, e que apesar das circunstâncias, ele estará lá sustendo com sua mão poderosa e eterna.
Em quem tens crido? É poderoso o suficiente para guardar o teu depósito até aquele dia? Somente em Deus por meio de Jesus Cristo e pela operação do Espírito Santo devemos crer e confiar, pois nossa confiança está em conhecer a Deus, ter uma vida com ele, confiar no seu poder, e na sua fidelidade, como disse o apóstolo Pedro: "que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo" (1 Pe 1:5). Confie em Deus que ele te guardará até aquele dia.
(Alber Pacavira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário