Seguidores

quinta-feira, 23 de julho de 2020

VIDA ETERNA: CONHECER A DEUS E A JESUS CRISTO

"E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." (João 17:3, ARA)

Antes de mais, queria informar que esta não é uma definição total ou taxativa do tema acima. Quando falamos de eternidade, falamos da vida e da morte eterna, que em poucas palavras podemos afirmar que a morte eterna é o inferno, a eternidade sem Deus, ao passo que, a vida eterna é a eternidade com Deus.
Este texto é bem conhecido por muitos. É a famosa Oração Sacerdotal de Cristo no Getsêmani antes da sua prisão e consequente crucificação (Mt 26:36-46; Mc 14:32-41). Nos trechos desse verso encontramos verdades fundamentais sobre a vida eterna, e desafiadoras para nossa vida.
A vida eterna, pela qual Deus é glorificado, se manifesta no verdadeiro conhecimento de Deus, aquele que enviou, e de Jesus Cristo, o enviado, o qual é o único caminho de se chegar a Deus (Jo 14:6). A final, vida eterna significa gozar e desfrutar das bençãos, das riquezas da graça e do amor de Deus, e principalmente desfrutar do próprio Deus. Como gozar e desfrutar dessas bençãos? Como desfrutar de Deus se não o conhecemos?
I. Antes de qualquer coisa, precisamos conhecer a Deus. Não falo de um conhecimento superficial, mas de um conhecimento profundo e intimo com Deus, enraizado numa vida de relacionamento, comunhão e compromisso com Ele, através da sua Palavra e da oração. Esse conhecimento de reconhecê-lo como o único e verdadeiro Deus (Êx 20:2-3; Jr 10:10), como o Senhor Todo Poderoso, crer n’Ele como o Criador de todas as coisas, e que este conhecimento nos leve a louvá-lo, servi-lo, adorá-lo e a glorificá-lo (Rm 11:36; 16:27).
II. Como disse Jesus ”Ninguém vai ao Pai, senão por mim” (Jo 14:6). Esse mesmo conhecimento de Deus passa por reconhecer e crer na pessoa de Jesus Cristo, que é o Filho Deus (Jo 1:14; Mc 1:11; Rm 1:3-4), em quem o Pai se revelou (Hb 1:2), que é a expressão exata do Pai e imagem do Deus invisível (Hb 1:3; Cl 1:15), por meio do qual vemos a Deus (Jo 14:9). Ele é o Salvador, precisamos reconhecê-lo tal igual o apóstolo Pedro (Mt 16:11, cf Mc 8;29). Quem não conhece e reconhece a pessoa do Filho, não conhece e nem reconhece a pessoa do Pai.
Não há outro caminho, modo ou maneira de se achegar a Deus senão por Cristo. E não há como se achegar a Cristo senão pela palavra. No céu vamos desfrutar de Deus e de seu Filho, que é a vida eterna (1Jo 5:10-12). Quem não o conhecer nesta vida não vai vê-lo na glória dos céus. Por tanto, amados, vamos conhecer mais a Deus, ter mais intimidade com Ele, através da sua Palavra, da oração e de uma vida piedosa e santa, precisamos desejar Deus acima de todas as coisas.
Minha oração é que venhamos conhecer mais do nosso Criador e Salvador.
(Alber Pacavira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário