“Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.” (Mateus 1.1)
O Evangelho segundo escreveu apóstolo Mateus é o meu livro favorito sobre a narrativa da vida e obra do Senhor Jesus, os evangelhos. Sou um grande apreciador desse evangelho. Esse evangelho está repleto de citações do Antigo Testamento, atestando Jesus ser o Messias prometido por Deus. Ela contém cerca de 60 citações do Antigo Testamento, provando ser Jesus o Messias prometido.
Um meu mui amado amigo, cuja pessoa me é um Onésimo (útil), não achava importante ler as genealogias. Em suas meditações diárias ele sempre pulava essa parte. Se esse também é o seu pensamento certamente estais muito enganado. As genealogias nos são muito importantes. Elas ensinam e edificam. Por elas podemos traçar a árvore genealógica das personagens da bíblia.
Eis a preocupação de Mateus, se quiser provar a legítima descendência de Jesus, começar seu evangelho traçando a árvore genealógica de Jesus desde Abraão, por meio de quem Israel veio a ser uma nação, mostrando ser ele o “Herdeiro das promessas da aliança e Mediador da bênção às nações” (Ver Gn 12.1-7 cf. Gl 3.16). Essa genealogia é projetada para documentar as credenciais de Jesus como o Rei de Israel, e o restante do livro caminha nessa direção, completando o tema introduzido aqui. Mateus mostra que Jesus é o herdeiro da linhagem real, por isso Ele é, segundo a carne, filho de Davi (Mt 20.30; Ver Gl 3.16 cf. Gn 12.7). Ele demostra que Jesus é o cumprimento de dezenas de profecias do Antigo Testamento quanto ao rei que viria (Mt 21.1-11). Ele oferece evidência após evidências para estabelecer a prerrogativa real de Jesus. Os demais temas do livro, tanto históricos como teológicos, giram em torno desse mesmo assunto: Jesus, o Messias Prometido.
Assim, temos nesse evangelho provas incontestáveis de ser Jesus não um impostor, mas o verdadeiro Messias prometido no Antigo Testamento. Eis aqui “o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi” (Ap 5.5 cf. Gn 49.9-10). Eis aqui “a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã (Ap 22.16 cf. Is 11.1).” Eis aqui o seu legítimo Salvador, “Rei dos Reis e Senhor dos Senhores (Ap 19.16)”. Eis aqui Jesus, o Messias Prometido por Deus para ser o nosso Profeta, Sacerdote e Rei. Confie n’Ele para sua salvação e viva para Ele para a sua plena satisfação.
Deus o abençoe!
(Kennedy Bunga)
Nenhum comentário:
Postar um comentário