Seguidores

quinta-feira, 23 de julho de 2020

UMA PROMESSA ENCORAJADORA EM NOSSA LUTA POR SANTIDADE

“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.” (1Tessalonicenses 5.23-24)

Se você é um cristão verdadeiro com certeza várias vezes se achaste contristado pelo fato de não agradar a Deus em todas as coisas. Várias vezes se viste cair em práticas que desagradam a Deus. Isso, eu sei, é extremamente doloroso para um filho de Deus que deseja agradar a seu Pai. Lamentamos nossa imperfeição, choramos pela nossa pouca santidade. Como Spurgeon dizemos: “toda vez que penso no cristão que eu deveria ser, sinto vergonha desse que sou.”
Todavia, não nos desesperemos. O texto acima traz uma promessa de encorajamento em nossa luta por santidade. Depois de Paulo dar nos capítulos 4-5.1-22 várias instruções, incluindo exortações a santidade, Paulo nesse texto apresenta uma oração pelos crentes de Tessalônica. Essa oração também pode ser considerada como voto ou benção de Paulo por essa Igreja. O conteúdo dessa oração é deverás mui importante. Observe que no verso 22 ele retorna ao assunto da santidade, já dita no cap. 4, (“abstende-vos de toda forma de mal”), e nos versos 23-24 ele imediatamente começa uma nova seção, orando à favor da santidade desses mesmos irmãos. A razão de Paulo fazer isso é porque “não está dentro do poder humano ser santificado de todas essas formas (cf. Zc 4.6; 1 Co 2.4,5; Ef 3.20,21; Cl 1.29). Somente ‘o próprio’ Deus pode nos separar do pecado e santificar ‘completamente’”(John MacArthur).
Paulo nesses versos revela uma promessa de encorajamento em nossa luta por santidade. Ele resolutamente afirma que o mesmo Deus que nos chamou Ele próprio nos santificará, e que completará sua obra de santificação em nós. A afirmação de Paulo é que Deus nos santificará. Ele pode assim dizer porque não há alguém mais interessado em nossa santidade do que o próprio Deus. Portanto, essa é a promessa que Paulo diz de Deus: Ele se encarregará de vos santificar aqui na terra (v.23), e no final levará todos os seus santos a um estado de perfeita santidade (v.24).
Essa é a promessa encorajadora de Deus em nossa luta por santidade. Não estamos sozinhos em nossa luta por santidade; Deus zela por nós, nos capacitando para vencer a carne, o mundo e Satanás, em suas astucias malignas. Aqui reside o conceito de Perseverança dos santos. Não que nós somos suficientemente bons para perseverar. Mas, sim, a graça de Deus que nos faz perseverar. Por isso, alguns teólogos preferem chamar “Preservação dos Santos” ao invés de “Perseverança dos Santos”. Caro irmão, esteja certo de que “você não é forte o suficiente para cair enquanto Deus está decidido a segurá-lo” (J.I. Packer). Portanto, podemos nos unir a Spurgeon e dizer em um tom de vitória: "A graça ensinou minha alma a orar; fez os meus olhos transbordar; foi a graça que me guardou até este dia, e não me deixará escapar."
Glória a Deus por isso!

(Kennedy Bunga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário